O PROFISSIONAL COMPLETO - André Kaercher

O PROFISSIONAL COMPLETO

O PROFISSIONAL COMPLETO

O PROFISSIONAL COMPLETO

Conversando com um empresário do segmento de distribuição na última semana, discutíamos sobre o perfil de comportamento e personalidade dos membros de sua equipe e de como poderíamos aplicar algumas ferramentas com profissionais que pensavam e agiam de forma tão diferente no mercado. Papo produtivo e direcionado a evolução da sua equipe.

Durante a nossa reunião, ele me expôs um pouco do perfil do seu grupo. “Aqui, nós temos alguns profissionais altamente competitivos, profissionais extremamente sistemáticos, outros muito criativos e uma parcela que possui um senso maior de equipe”.Nada muito diferente da quase totalidade das empresas que estão aí, produzindo e crescendo. As empresas são feitas de gente e, quanto maior a diversidade de características, mais ricos serão os resultados em prol do alcance daquele que chamamos de profissional completo. O profissional completo sem sombra de dúvidas é o sonho de qualquer empresário. Dificilmente encontramos algum “dando sopa por aí”. Geralmente, estes são os que possuem cargos de destaque e alcançam os seus objetivos profissionais e pessoais mais rapidamente. Mas você deve estar se perguntando: O que é este profissional completo? Vamos lá.

Profissionais Completos precisam desenvolver:

  1. Visão de uma águia: A criatividade é a base para qualquer resultado positivo no mercado global. Enxergar de cima qualquer tipo de cenário irá proporcionar a este profissional uma visão ampla das oportunidades e consequentemente das ações a serem desenvolvidas para a sua carreira. Portanto, foco no futuro, inovação, criatividade e acima disso, flexibilidade são ingredientes fundamentais para quem precisa desenvolver a visão de uma águia.
  1. Paciência de um lobo: Geralmente, os profissionais de mercado que possuem a paciência de um lobo, são extremamente organizados, sistemáticos, seguem muito bem as regras mercadológicas com foco em seus resultados. É um estrategista nato, detalhista e muito seguro acerca do que tem que fazer para alcançar as suas metas.
  1. Garras de um felino: Capacidade de agarrar e trazer as pessoas para perto. A base para o sucesso se chama relacionamento. Profissionais que conseguem aliar visão, organização ao fortalecimento da sua equipe são aqueles que irão alcançar mais rapidamente o seu estado desejado. Garras de um felino. Utilizá-las para trazer a equipe para seu lado. Dar a elas o que elas precisam para que os objetivos sejam completamente alcançados. O espírito do “fazer juntos”, manter a cultura da empresa, são pilares dos profissionais que possuem garras de um felino.
  1. DNA de um tubarão: Além de criativo, paciente e bem relacionado, o profissional que gera resultados é aquele que tem implantado o DNA da competitividade. O nosso mercado é capitalista e o senso de competição é extremamente importante na batalha mercadológica. Ação, iniciativa, atitude e motivação deixarão este profissional sempre em alerta em prol das suas metas e da superação diária dos seus desafios.

Este material é adaptado do teste de análise de preferência cerebral que aplicamos geralmente com equipes de vendas. Para quem trabalha em empresas de atacado, varejo, serviços ou até mesmo no segmento industrial, desenvolver um mix destes quatro perfis, significa dizer que o seu mapa de realidade estará amplamente aberto e adaptado a realidade de um mercado que precisa de pessoas criativas, inovadoras, estrategistas, sistemáticas mas que consigam se relacionar bem com as suas equipes, extraindo delas aquilo que elas tem de melhor mas, também, que tenha o DNA da competitividade implantando com foco na superação de objetivos.

E você? Qual o seu perfil? Como pode conseguir os seus melhores resultados? Responda a si mesmo e inicie a sua jornada rumo ao sucesso.

Deixe sua opinião

Mensagem
Nome
E-mail
Website